Saúde de Boa Vista inicia ação de reforço para vacinação contra Febre Amarela, Sarampo e Poliomielite

Por: Redação | Foto: Fernando Teixeira


A Prefeitura de Boa Vista está intensificando a vacinação contra Febre Amarela, Sarampo e Poliomielite a partir desta segunda-feira, 4 de novembro. O chamamento público vem reforçar a necessidade da imunização para prevenir a reintrodução dessas doenças graves após ocorrência de Febre Amarela em Roraima, com a morte de um macaco no município de Alto Alegre em outubro deste ano, e dois casos confirmados em pessoas vindas da Guiana.

As vacinas, essenciais para aumentar a cobertura e proteger a população contra a ameaça de reintrodução dessas doenças graves, estão disponíveis de segunda a sexta-feira em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital e também na zona rural. Para garantir a imunzação, basta apresentar o Cartão de Vacina e o Cartão do SUS.

Pode tomar a vacina da Febre Amarela, pessoas a partir de 9 meses até 59 anos. Já para o Sarampo, a imunização é oferecida a partir de 6 meses a 59 anos. Contra a poliomielite, a vacina VIP (vacina inativada poliomielite) protege crianças de 2 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias.

Em 2017, Boa Vista registrou um surto da doença no município e, desde então, há um alerta para a reintrodução do vírus no país. Em junho deste ano, a Prefeitura de Boa Vista intensificou a vacinação contra a Febre Amarela. No entanto, devido à ocorrência recente e ao risco elevado, é necessário um esforço adicional para alcançar ainda mais pessoas.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Ana Paula Merval, reforça a importância de uma cobertura vacinal alta para que o vírus não consiga se espalhar caso entre na cidade. “Tem vacina em todas as UBSs de Boa Vista, mas as pessoas precisam ir até lá e se vacinar. Estar com a caderneta de vacinação em dia significa que, mesmo em caso de reintrodução do vírus em Boa Vista, as pessoas vacinadas não adoecerão, o que vai contribuir para a segurança coletiva”.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.