Roraima teve um dos menores índices de substituição de urnas no 2º turno das Eleições 2022

Em todo o país, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou um total de 3.871 urnas substituídas no segundo turno

Por: TRE-RR | Foto: Ascom

O segundo turno da Eleição 2022 em Roraima contabilizou apenas três urnas substituídas, durante a votação neste domingo (30). As substituições no estado foram nos municípios de Iracema e Normandia, e uma em Boa Vista. Em todo o país, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou um total de 3.871 urnas substituídas no segundo turno. 

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) utilizou nas eleições deste ano 1.268 urnas distribuídas nas seções eleitorais do Interior e Capital, além de 253 equipamentos de contingência para atender as emergências. 

De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RR, Fábio Barros, o número de substituições no estado foi um dos menores índices no país. Os contratempos apresentados foram urna inoperante, problemas no teclado e no leitor biométrico. 

“E tudo que aconteceu foram erros conhecidos, considerados normais, como alguma urna que, normalmente, passa o dia todo, dependendo da localidade, em um ambiente bem quente, e aí pode travar, é como um computador. Então nesse caso, precisa fazer a troca, mas é um padrão normal de ter substituição”, explicou. 

Sobre o baixo número de substituições no segundo turno, o secretário informou que o Tribunal trabalhou para oferecer uma logística mais ampla para esse pleito. “A gente fez aqui na Secretaria de Tecnologia da Informação uma logística para dar um atendimento e suporte mais rápido aí ao interior do estado e capital”, observou. 

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.