Receita Federal divulga prazos para Declaração do Imposto de Renda 2023

Este ano, os contribuintes poderão utilizar a declaração pré-preenchida, que em anos anteriores era disponibilizada apenas por pessoas com certificado digital 

Por: Isaque Santiago | Foto: Agência Brasil  


O prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda de Pessoa 2023 foi anunciado pela Receita Federal. Os contribuintes terão entre os dias 15 de março e 31 de maio para apresentar a documentação. As regras deste ano, bem como a data em que será disponibilizado o software utilizado para o envio das declarações, devem ser anunciadas em coletiva à imprensa, no próximo dia 27. 

A novidade este ano é que, desde o início do prazo de entrega, todos os contribuintes poderão usufruir da declaração pré-preenchida. A ferramenta existe desde 2014, porém, era restrita a pessoas que tinham certificado digital para utilizá-la. Em 2022, ela foi liberada para usuários com contas nos níveis prata e ouro no gov.br. 

A declaração pré-preenchida possui informações relativas a rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais que são carregadas automaticamente, sem a necessidade de digitação. Os dados são fornecidos por meio da Declaração de Imposto de pessoas jurídicas pagadoras, empresas do ramo de imóveis e prestadores de serviços de saúde e informações fornecidas pelos contribuintes no ano anterior. 

“A declaração pré-preenchida proporciona menos erros e maior comodidade ao contribuinte”, disse o supervisor nacional do Programa do Imposto de Renda, auditor fiscal José Carlos Fernandes da Fonseca.

O que é Imposto de Renda?

O Imposto de Renda é um tributo federal que incide sobre a renda e os proventos de contribuintes brasileiros. Ele é regulado pela Receita Federal do Brasil e serve para financiar os gastos do governo em diversas áreas, como saúde, educação, segurança, entre outras.

Dicas para evitar problemas com a Receita Federal

Algumas dicas podem ajudar o contribuinte a evitar problemas com a Receita Federal durante a declaração do Imposto de Renda. São elas:

  • Organize todos os documentos necessários com antecedência;
  • Verifique com atenção todas as informações antes de enviar a declaração;
  • Não omita nenhum tipo de renda ou despesa;
  • Guarde todos os comprovantes de renda e despesas por, no mínimo, cinco anos;
  • Se tiver dúvidas, consulte um profissional especializado em contabilidade ou um advogado tributarista.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.