Quadrilha junina é oficializada como manifestação da cultura nacional

Lei sancionada pelo presidente Lula foi publicada nesta segunda-feira (24/6) no Diário Oficial da União

Por: Redação | Foto: Jonathas Oliveira


Nesta segunda-feira, dia 24 de junho, data que se comemora o dia de São João, foi sancionada a Lei Nº 14.900, que reconhece as quadrilhas juninas como manifestação da cultura nacional. A decisão foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra Margareth Menezes (Cultura) e publicada no Diário Oficial da União.

O autor do projeto é o deputado federal Ruy Carneiro, do PSC- PB. “Os concursos de quadrilha animam todo o mês de junho e julho no Nordeste e geram emprego e renda, através dos figurinos, dançarinos e demais que, indiretamente, são beneficiados por esta manifestação cultural”, disse.

A dança, de origem europeia, surgiu no Brasil no século 19, sob influência da Corte Portuguesa no ambiente aristocrático. Com o tempo, foi adaptado pela população rural como festejo para comemorar a colheita e homenagear santos da igreja católica como Santo Antônio, São João e São Pedro, ganhando espaço entre a população e incorporando elementos culturais, religiosos e folclóricos brasileiros, além da importância econômica, turística e social.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.