PF deflagra operação ‘Libertação’ e inicia destruição de maquinário de garimpo na terra indígena Yanomami

O foco é interromper a logística criminosa e restabelecer a legalidade na terra indígena

Por: Isaque Santiago | Foto: PF 


A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira, dia 10, em Roraima, a Operação Libertação com foco na erradicação do garimpo ilegal na terra indígena Yanomami. Os trabalhos começaram com a inutilização da infraestrutura utilizada para a extração de ouro e com a coleta de provas sobre a atividade criminosa.

As ações são executadas por uma força-tarefa composta por entes governamentais, comandada pela Polícia Federal e com a participação do Ibama, Funai, Força Nacional e Ministério da Defesa, com foco na proteção da população Yanomami, preservando os direitos humanos de todos os envolvidos.

“O foco das ações é na logística do crime e no registro da materialidade delitiva, não nas pessoas envolvidas, de modo a evitar que haja dificuldades na saída dos não índios da Terra Yanomami”, explicou o chefe da Diretoria de Meio Ambiente e Amazônia da PF, Humberto Freire.

Ele também ressaltou a importância de se evitar outra crise humanitária, desta vez envolvendo os garimpeiros que não consigam sair da terra indígena e acabem sem meios de subsistência mínima. “Não podemos esquecer que o foco principal da operação é a desintrusão total dos não índios da TI Yanomami”, reforçou Freire.

Os trabalhos da Operação Libertação seguirão em andamento até restabelecimento da legalidade na terra indígena Yanomami. Todo o planejamento é feito no Centro de Comando e Controle da Operação Libertação, localizado na Superintendência Regional da PF em Roraima.

Operação BAL – Além da Operação Libertação, a PF também deflagrou a Operação BAL para investigar uma organização criminosa que coordenaria um esquema de lavagem de dinheiro fruto do comércio de ouro ilícito. São cumpridos oito mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de bens, em Roraima e em Pernambuco, expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal em Roraima.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.