Fies Social – Lançado programa que financia até 100% do ensino superior para estudantes de baixa renda

Nova versão do Fundo de Financiamento Estudantil possibilitará financiar até 100% dos encargos para estudantes com renda familiar per capita de meio salário mínimo inscritos no CadÚnico

Por: Redação | Foto: Arquivo/ Agência Brasil


O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), lançou a nova versão do Fundo de Financiamento Estudantil – Fies Social. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (16).

Confira a resolução do novo Fies Social aqui.

O novo Fies Social busca facilitar o ingresso de estudantes de baixa renda familiar ao ensino superior por meio de condições especiais de financiamento das mensalidades em cursos de graduação particulares, entre outras medidas.

“Diferentemente do fundo tradicional, essa nova versão tem como objetivo principal atender às necessidades dos estudantes de baixa renda e cumprir um papel transformador na sociedade, já que cria condições melhores de acesso e permanência no ensino superior, esclarece o MEC. 

A resolução possibilita o financiamento de até 100% dos encargos educacionais para estudantes com renda familiar per capita de meio salário mínimo, equivalente a R$ 706,00 (setecentos e seis reais), e inscritos no CadÚnico. Aqueles autodeclarados pardos, pretos, indígenas ou quilombolas e/ou pessoas com deficiência (PcD) terão reserva de vagas prioritárias no programa.

A expectativa é atender mais de 100 mil estudantes já a partir do segundo semestre de 2024. Estes pagarão os gastos com a universidade somente após a conclusão da graduação em parcelas proporcionais a renda.

De acordo com as regras, para concorrer às condições especiais do empréstimo, os candidatos precisam participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), não ter zerado a redação e ter média igual ou superior a 450 pontos nas provas. 

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.