Escolas do Brasil têm até 11 de março para preencherem 2ª etapa do Censo Escolar 2023

Por: Redação | Foto: Reprodução Gov RR


Coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e realizado, em regime de colaboração, entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do Brasil, o Censo Escolar 2023 iniciou, no dia 01 de fevereiro, a coleta de dados da segunda etapa (Situação do Aluno).

Esta etapa coleta o rendimento escolar (quantidade de aprovados ou reprovados) e movimento (quantos alunos foram transferidos, deixaram de frequentar a escola ou faleceram), ao final do ano letivo, dos estudantes nas diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.

As escolas têm até o dia 11 de março para fornecer as informações, utilizando formulários do Sistema Educacenso ou por migração de dados.

As taxas de aprovação lavantadas no Censo Escolar somadas aos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) compõem o indicador de monitoramento do desempenho das escolas e das redes de ensino no país, norteiam para o repasse de recursos do governo federal e para o planejamento e divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep, além de compreender a situação educacional do Brasil, das unidades federativas e dos municípios.

Conforme calendário do Inep, os resultados finais da segunda etapa do Censo Escolar 2023 serão divulgados em maio deste ano.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.