Enem 2024 – Inscrição para estudantes gaúchos é prorrogada até dia 21

Por: Redação | Foto: Divulgação


Estudantes do Rio Grande do Sul ganharam novo prazo de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. A prorrogação teve início neste domingo (16) e finaliza na sexta-feira, dia 21 de junho, conforme anúncio feito pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O prazo também vale para solicitações de atendimento especializado.

Nesta edição, por conta da catástrofe das enchentes, os gaúchos também terão isenção da taxa de inscrição, inclusive nos casos de justificativa de ausência reprovada na edição de 2023.

Para realizar a inscrição, é necessário acessar a Página do Participante com o login único do Gov.br. Quem não lembra a senha da conta pode recuperá-la a partir das orientações da própria plataforma. Importante destacar que todos devem realizar a inscrição para participar da avaliação, mesmo com a isenção da taxa.

Conforme informações do MEC, até o último dia 14, encerramento do período regular, foram efetuadas 259.936 inscrições no Rio Grande do Sul. Além da prorrogação, o Ministério da Educação também estuda a possibilidade de aplicação das provas em datas diferentes para os participantes do estado. As provas estão previstas para acontecer nos dias 03 e 10 de novembro, em todo o território nacional.

Ao todo, mais de 5 milhões de pessoas se inscreveram no Enem deste ano, quantitativo superior ao ano passado, segundo dados divulgados pelo Ministro Camilo Santana.

Acessibilidade – A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep garante atendimento e recursos de acessibilidade em todos os exames e avaliações que o Instituto aplica. Os participantes devem fazer as solicitações durante o ato da inscrição. O prazo para os pedidos também se encerra no dia 21 de junho.

Enem –O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).   

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, por exemplo o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).  

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.  

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.