Empreendedorismo na terceira idade cresce no Brasil

Por: Redação | Foto: Semuc


O empreendedorismo na terceira idade tem crescido nos últimos 10 anos. No mercado brasileiro, dos 29,8 milhões proprietários de negócios, cerca de 4 milhões são chefiados por empresários com idade acima de 60 anos, é o que apontou o Sebrae.

Dados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2023, do Sebrae em parceria com a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), apontam que 9 a cada 10 empreendedores seniores têm empresas estabelecidas há mais de três anos.

O número de empreendedores com mais de 60 anos e rendimento médio mensal de R$ 3.347,00 cresceu 42% entre os anos de 2012 e 2023. A maioria atua no setor de serviços (36,4%), seguidas das aréas do comércio (21,9%), agropecuária (16,6%), indústria e construção.

O perfil dos empreendedores nesta faixa etária revela peculiaridades. Eles são mais produtivos e experientes nos negócios, trabalham menos horas por semana, ganham mais e estão há mais tempo no mercado, ultrapassando a fase inicial dos três anos.

Ainda conforme o levantamento da GEM, as pequenas empresas comandadas por empreendedores 60+ estão concentradas nas regiões sudeste (48,5%), nordeste (21,4%), sul (15,4%), centro-oeste (7,6%) e norte (7,1%).

Mas, é preciso planejar e se capacitar para vencer o etarismo. Não pode se iludir com as experiências acumuladas. É preciso ter noção de mercado, estudar as demandas, fazer planejamento e cuidar da gestão.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.