Economista de RR dá dicas de investimento com dinheiro da restituição do IRPF

Antes de pensar em investir, é preciso quitar as dívidas e fazer uma reserva de emergência

Por Isaque Santiago | Foto: divulgação

A consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2022 foi liberada nesta sexta-feira, dia 22, pela Receita Federal. O lote contempla os contribuintes que entregaram a declaração até o dia 3 de maio e restituições residuais de exercícios anteriores. Em Roraima, são 11.859 contribuintes que vão receber um total de R$ 15.949.964,97.

Esse dinheiro extra chega em boa hora para muitos contribuintes que precisam do recurso para dar de entrada na aquisição de algum bem, para o pagamento de dívidas ou para começar a investir. No entanto, é recomendável pensar nessa última opção apenas se as contas estiverem em dia. É o que orienta o economista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Roraima (Fecomércio-RR), Fábio Martinez.

“A primeira coisa a se fazer quando aparece uma grana extra é quitar dívidas. Lembrando que as dívidas têm juros e dependendo do tipo de dívida, eles podem ser bem altos. Este extra da restituição do IRPF é uma boa oportunidade para negociar essas dívidas e verificar a possibilidade de descontos, abatimentos para pagar na totalidade ou parcelado”, recomendou.

Caso as finanças estejam em dia, o segundo passo é começar a fazer uma reserva de emergência, que deve girar em torno de três a seis vezes o valor dos gastos mensais de cada pessoa. “Esse dinheiro deve estar em uma aplicação de fácil retirada e sem custos para que possa ser usado caso aconteça alguma eventualidade como doença, acidente ou de repente, até mesmo a perda do emprego”, disse Martinez.

Quando começar a investir?

Com as contas em dia e a reserva de emergência garantida, é hora de pensar em investimentos. Para quem está começando a pensar nessa opção, a primeira recomendação é pesquisar sobre o assunto antes de tomar qualquer decisão.

Para quem nunca investiu antes, a recomendação é iniciar pela renda fixa, com rentabilidade atrelada à Selic, a taxa básica de juros da economia. É o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central do Brasil para controle da inflação. “Hoje em dia, com a taxa Selic alta, é mais recomendado fazer aplicações em renda fixa, CDBs e títulos públicos atrelados à Selic, pois a rentabilidade está muito boa”, pontuou o economista.

Já para aquelas pessoas com um perfil mais arrojado, Martinez recomenda investimentos em rendas variáveis, principalmente em ações. “É importante lembrar que estamos passando por uma turbulência econômica que está atingindo em cheio as bolsas do mundo todo. Então, é importante lembrar que é possível passar por um momento de quedas. Mas como sabemos, a economia é cíclica e depois de recessões, existe uma tendência de crescimento”, disse.

Outra orientação é diversificar os investimentos. “Não é interessante colocar todo o dinheiro em um único investimento. Recomendo colocar uma parte em renda fixa, outra parte em renda variável, mas tudo isso sem esquecer da reserva de emergência. Investimento é disciplina, antes de tudo, quite as dívidas, faça a reserva e depois comece a investir”, aconselha o economista.

1 thought on “Economista de RR dá dicas de investimento com dinheiro da restituição do IRPF

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.