Disponíveis nas UBS – Saúde de Boa Vista alerta para a importância da vacina contra a Febre Amarela

Imunobiológico segue disponível nas Unidades Básicas de Saúde do município. Para se vacinar, o usuário deve apresentar o cartão de vacina

Por: Redação | Foto: Arquivo/Semuc


A vacinação é a forma mais eficaz e segura de prevenção contra a Febre Amarela, que é transmitida pela picada de mosquitos infectados, vetores da doença como Aedes albopictus e Aedes aegypti, também transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Em Boa Vista, a vacina é aplicada gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) durante todo o ano.

Após o surgimento de casos no estado, a Prefeitura de Boa Vista faz um alerta e convoca toda a população para se vacinar. “A vacina é segura e muito importante para a nossa região, pois somos uma região da América do Sul, área com grande incidência para a doença. A vacina contra essa doença é uma das únicas com meta estipulada para 100% de cobertura vacinal para todo o país, diferentemente das demais”, disse Christianny Filgueiras, coordenadora municipal de Imunização.

Desde 2017, o Ministério da Saúde segue a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), com esquema vacinal em dose única durante toda vida para pessoas de 5 (cinco) a 59 anos e aplicação de dose de reforço para aqueles que recereberam a vacina antes de completarem cinco anos de idade, independente da idade que tiver atualmente. Idosos com 60 anos ou mais devem passar por avaliação médica antes de se vacinar.

Além de disponibilizar vacinas nas UBS, o município tem intensificado as estratégias de combate ao Aedes aegypti com monitoramento em borracharias e ferros-velhos, palestras em órgãos públicos e visitas orientativas das equipes de endemias nos bairros, principalmente nas áreas de alto índice de infestação, para sensibilizar e conscientizar os moradores sobre a necessidade de prevenção e eliminação dos focos do mosquito.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.