Começou a temporada de pesquisas eleitorais duvidosas e tendenciosas

O WhatsApp é uma ferramenta importante e perigosa quando o assunto é informação. E se tratando de período eleitoral ele se torna ainda mais vulnerável. Nesta quarta-feira, 13, um grupo ligado ao governador Antônio Denarium, incluindo dezenas de cargos comissionados, divulgou mais uma pesquisa eleitoral tendenciosa.

O site Roraisul foi o responsável pela publicação da pesquisa de intenção de votos para o Governo de Roraima, realizada pelo Instituto Alvo Consultoria e que mostra um empate técnico entre Teresa Surita (MDB) com 39% das intenções de voto e Antônio Denarium (PP) com 38%.

Logo após a postagem da pesquisa no site e nas redes sociais, Teresa Surita utilizou as redes sociais. Ela postou a frase: “Vai dar tudo certo porque Deus nunca falha”. Aliás, Teresa já comentou sobre o tema em outras ocasiões. Para ela, pesquisas como essa não contribuem em nada para o processo eleitoral transparente e justo.

ESSA NÃO É A PRIMEIRA PESQUISA

Em janeiro desse ano Denarium já havia contratado uma outra empresa, ligada ao mesmo grupo, que realizou uma pesquisa nos mesmos moldes. Mas o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) determinou a retirada da pesquisa eleitoral publicada pelo site O Painel porque ela não adotou as regras necessárias para a divulgação.

O autor da ação na Justiça foi o Diretório Estadual do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Na ocasião, o secretário estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) André Fernandes, assim como o dono do portal O Poder, também foram citados no processo.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.