Ações do Consultório na Rua ultrapassam 500 atendimentos em apenas dois meses de atuação em Boa Vista

Profissionais percorrem ruas dos bairros da cidade com atendimentos da Atenção Primária para atender população

Por: Redação | Foto: PMBV


As pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade em Boa Vista podem contar com os serviços de saúde do Consultório na Rua. As equipes de multiprofissionais, nos dois meses de atuação da unidade móvel, realizaram 518 atendimentos nos bairros 13 de Setembro, Aeroporto, Pintolândia e São Francisco.

Criado em 2011, o “Consultório na Rua” é uma estratégia implementada pelo Ministério da Saúde. Em Roraima, a Prefeitura de Boa Vista foi a primeira a aderir ao novo modelo de atendimento itinerante como parte do programa “Boa Vista + Saúde”, começando a operar em novembro de 2023, com a proposta de reestruturar e fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS).

Os cuidados oferecidos na van são diversificados. Com duas equipes capacitadas, as ações abrangem desde a área médica e de enfermagem, com consultas médicas, pré-natal, aferição de pressão, glicemia e sinais vitais, curativos, assistênia odontológica e demandas de assistência social e psicológica até a atenção primária da Rede de Atenção Psicossocial, atuando no enfrentamento e cuidado aos usuários de álcool, crack e outras drogas.

De acordo com levantamento do município, já foram contabilizados 156 consultas médicas, 66 assistências na área de enfermagem, 19 suporte psicológicos, 12 orientações com assistentes sociais e palestras de educação em saúde com participação de 265 pessoas.

Nas próximas semanas, as equipes do Consultório na Rua percorrerão ruas do bairro São Vicente, Jardim Floresta, Pricumã, Paraviana, Jardim Equatorial, Alvorada, Araceli, Santa Tereza, Tancredo Neves e Equatorial. A unidade oferece todos os serviços disponibilidade da Atenção Primária.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.