Arthur Henrique vence com folga e é reeleito prefeito de Boa Vista

Confirmando todas as pesquisas realizadas, Arthur Henrique (MDB), prefeito de Boa Vista, foi reeleito para novo mandato de quatro anos no primeiro turno das Eleições Municipais, ocorrido neste domingo (06). Com vitória expressiva, o candidato teve 133.180 votos (75,18%).

Em segundo lugar, apoiada pelo governador Antônio Denarium, a deputada estadual Catarina Guerra (União), acumulou pouco mais de 22%. Os demais candidatos, juntos, somaram 2,02% dos votos válidos. Mauro Nakashima, do PV, obteve 1,17% e Lincoln Freire, do Psol, 0,85%.

Prefeito e vice-prefeito

Arthur entrou na política em 2013, na Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital, onde permaneceu até 2019, assumindo em seguida a Secretaria de Educação e Cultura. Ocupou cargo político eletivo pela primeira em 2017, como vice-prefeito de Teresa Surita. Em 2020, com 116.792 votos (85,36%), foi eleito prefeito de Boa Vista, batendo a marca do mais votado entre as capitais brasileiras, liderando o ranking de prefeito mais bem avaliado entre as capitais em 2023, segundo pesquisa do Instituto Veritá. Antes da carreira política, trabalhou como executivo nas multinacionais Siemens e Capgemini.

Em sua gestão, elevou a capital de Roraima a 6ª melhor cidade do país para empreender e a 8ª melhor para negócios, além de diversos reconhecimentos na educação e gestão social. Nesta quinta-feira, dia 01 de agosto, em matéria publicada pelo jornal Folha de S.Paulo, foi destaque nacional como referência na redução da mortalidade infantil através do Programa Família que Acolhe.

Seu vice é Marcelo Zeitoune (PL), tenente-coronel e médico ortopedista do Exército, indicado pelo ex-presidente Bolsonaro. Em seu currículo, trabalhou no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República no mandato de Michel Temer (MDB) e serviu na Missão da Paz no Haiti (ONU), em 2005. 

Câmara Municipal

Foram eleitos 23 vereadores:

Adjalma Gonçalves (Podemos)

Adnan Lima (DC)

Aline Rezende (PP)

Bárbara Falcão (PP)

Bruno Perez (MDB)

Carol Dantas (PSD)

Deyvid Carneiro (União)

Fogaça (MDB)

Genilson Costa (Republicanos)

Insp. Daniel Mangabeira (PDT)

Ítalo Otávio (Republicanos)

Jeu Nunes (PDT)

Júlio Cezar Medeiros (MDB)

Manoel Neves (Republicanos)

Marcelo Nunes (PDT)

Pastora Carla Messias (PP)

Pr. Gill Rocha (Podemos)

Professor Thiago Reis (PSD)

Roberto Franco (DC)

Thiago Saraiva (PSD)

Tuti Lopes (Podemos)

Vavá do Thianguá (MDB)

Walkíria Ribeiro (Republicanos)

De acordo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 183.911 eleitores (79,21%) compareceram às urnas na capital. A abstenção foi de 20,79%, o que corresponde a 48.261 faltosos.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.