“Homenagem ao povo” – Maduro antecipa natal para 1º de outubro na Venezuela

Por: Redação | Foto: Reprodução/Instagram @nicolasmaduro


Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, decretou a antecipação do Natal no país para o dia 01 de outubro. O anúncio aconteceu nesta segunda-feira (02), durante apresentação no canal oficialista Globo Visión, em seu programa Con Maduro+.

Veja o vídeo aqui.

“É setembro e já cheira a Natal. E, por isso, este ano, em homenagem ao povo combativo, em agradecimento a vocês, vou decretar o Natal para o dia 1º de outubro. (…) Chegou o Natal feliz com paz, felicidade e segurança”, disse no programa e em postagem na sua rede social.

A prática de antecipação é vista como estratégia de desviar o foco da população durante crises econômicas e políticas. Em 2020 e 2021, em meio aos graves problemas que o país enfrentava durante a pandemia de covid, Maduro também mudou a data da festividade natalina para 15 de outubro e 14 de outubro, respectivamente.

Este ano, o anúncio foi visto como manobra para desviar a atenção após protestos em todo os país por indícios de fraude e sua vitória autodeclarada nas eleições de 28 de julho para o opositor Edmundo González, a quem Maduro ordenou, por meio do Ministério Público, detenção por desacato, supostos crimes de terrorismo e por ter ignorado seguidas intimações para depor.

Entre os delitos atribuídos estão usurpação de funções, instigação à desobediência às leis, conspiração, sabotagem de sistemas , associação criminosa e formação de quadrilha, além de falsificação de documentos públicos. Maduro e González reivindicam a vitória na eleição presidencial.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.