Modo Ladrão – Brasil sai na frente e será o primeiro país a liberar o recurso em celulares Android

Por: Redação | Foto: Google/Divulgação


O Brasil será o primeiro país no mundo a ter smartphones com funcionalidade “modo ladrão”, criada para combater furtos e roubos de aparelhos, é o que anunciou o Google nesta terça-feira (11). O recurso funcionará, inicialmente, para usuários de dispositivo Android 10 ou superior.

A tecnologia bloqueia a tela do celular ao identificar quando o celular é puxado de forma abrupta e estará disponível em fase de teste a partir de julho. Conforme o Google, o próprio aparelho reconhecerá a ação a partir da inteligencia artificial e do acelerômetro, sensor que mede a aceleração e vibração, bloqueando a tela automaticamente e liberando somente com uso de senha.

Ainda de acordo com a empresa, o recurso poderá detectar fugas de bicicleta, a pé, de moto ou de carro. Após o suposto crime, uma mensagem será exibida: “Possível roubo detectado: este dispositivo foi bloqueado automaticamente para proteger seus dados”.

Outros dois mecanismos de segurança para Androids também foram apresentados durante o evento de lançamento, o Google for Brasil 2024: bloqueio de celular offline, que desabilita o funcionamento caso haja suspeita de comportamento incomum do usuário, e bloqueio rápido remoto.

A medida é uma resposta ao alto índice de ocorrências e vem após análise de lideranças da big tech sobre como agem as “gangues da bicicleta” nas grandes cidades do Brasil.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.