Vacina contra dengue – Boa Vista não tem doses a vencer e manterá faixa etária da campanha vacinação

Por: Redação | Foto: Diane Sampaio


Municípios com doses de imunizante contra dengue, a Qdenga, a vencer em 30 de abril estão autorizados a ampliar temporariamente a campanha de vacinação para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. A estratégia, anunciada nesta quinta-feira (18), é uma recomendação do Ministério da Saúde a fim de evitar a perda do estoque próximas ao vencimento.

Também poderão ser imunizados pessoas de 4 a 59 anos, conforme orientação da bula da vacina da dengue (atenuada) aprovada pela Anvisa. A medida fica a critério dos gestores municipais, caso seja necessário pela baixa procura do público-alvo e tenham sobras destas doses a vencer.

O Ministério da Saúde reforça que, embora se trate de uma estratégia excepcional e temporária por conta da data-limite do lote dos imunizantes, a segunda dose estará assegurado para aqueles que iniciaram o esquema vacinal nesta antecipação. A prioridade continua sendo a faixa etária de 10 a 14 anos.

Vacinação contra dengue em Boa Vista

A vacinação contra a dengue em Boa Vista iniciou no dia 29 de fevereiro após o Ministério da Saúde enviar 13.840 mil doses do imunizante Qdenga ao município, quantitativo definido pela base de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em Boa Vista não haverá alteração. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a validade das doses em estoque não expiram neste prazo, dessa forma, manterá a estratégia para o público-alvo de 10 a 14 anos de idade.

Para tomar a vacina, pais ou responsáveis devem comparecer em uma das 34 UBS da capital, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, acompanhando e levando com a caderneta de vacina e cartão do SUS ou CPF da criança ou adolescente.

Em casos de suspeita ou diagnóstico de dengue, é preciso aguardar o período de seis meses para iniciar a vacinação. Vale lembrar que o imunobiológico não protege contra as demais arboviroses, como Zika e Chukungunya.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.