35 anos – UFRR comemora aniversário com show do Trio Roraimeira nesta quinta-feira (05)

Por: Redação | Foto: Reprodução/Facebook Trio Roraimeira


A Universidade Federal de Roraima (UFRR) completa 35 anos e para celebrar o aniversário, nesta quinta-feira, dia 05 de setembro, o Trio Roraimeira apresenta o show “Roraimeira 40 anos”, em alusão às quatro décadas do grupo, às 19h, no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF). O evento é gratuito e aberto ao público.

Além do repertório com as músicas clássicas, o Trio formado por Nêuber Rocha, Eliakin Rufino e Zeca Preto, presenteará a UFRR com a canção inédita “Universidade Presente”, em homenagem à instituição. Na letra, a valorização e contribuição da universidade para os alunos e sociedade.

Composta por Neuber Uchoa e com letra de Eliakin Rufino, a música reforça “o compromisso da instituição, de estar presente na vida de cada aluno e até mesmo da sociedade, como um pilar necessário para o seu desenvolvimento e crescimento”, destaca Neuber Uchôa.

Para Eliakin, “aceitamos a tarefa com prazer. É um convite histórico. Na música, o Neuber imprimiu um forte sotaque pessoal roraimeira, que é uma celebração”, afirma.

“A UFRR vem deixando sua marca e nos sentimos honrados em ter uma universidade que recebe pessoas de outros estados e países. Eu e Neuber falamos uma vez que Roraima é feita de pajés e corações de cada canto do país”, analisa Zeca Preto. Para o artista, a cultura local é valorizada por meio dos cursos de licenciatura em Artes Visuais e Música da UFRR.

UFRR – A Universidade Federal de Roraima (UFRR) foi criada por meio do Decreto-Lei n° 98.127 em 08 de setembro de 1989 e teve sua aula inaugural no dia 19 de março de 1990, quando foram iniciadas as atividades acadêmicas e administrativas da UFRR em uma área cedida pelo Governo do Estado, que hoje constitui o Campus Paricarana, sendo a primeira instituição de ensino superior do Estado de Roraima.

Ao lado do Instituto Federal de Roraima, é a única universidade pública do estado mantida pelo Ministério da Educação, com três campi atualmente. Em Boa Vista funciona o Campus Paricarana, sediando a reitoria e Pró-Reitorias, Biblioteca Central, Controle e Registro Acadêmicos, 11 Centros Didáticos e Institutosa, o Instituto Insikiran de Formação Indígena, Núcleo de Educação a Distância (NEaD), Núcleo de Empreendedorismo (NEED) e Patentes e Registros (NIT), 13 núcleos e unidades de pesquisa registrados, além do Restaurante e a Residência Universitária.

O Campus Murupu, na região do PA Nova Amazônia, abriga a Escola Agrotécnica, a EAGRO, com atividades voltadas para o ensino médio e técnico, com salas de aula e de estudo, administração, auditório, laboratórios, restaurante universitário, unidades experimentais e biblioteca.

E, situado na zona rural de Monte Cristo, às margens da BR 174, o Campus Cauamé é o polo do Centro de Ciências Agrárias (CCA), onde funcionam os cursos de Agronomia, incluindo Mestrado e Doutorado, Medicina Veterinária e Zootecnia, além dos Departamentos de Solos e Engenharia Agrícola e de Fitotecnia.

“A Universidade Federal de Roraima iniciou suas atividades como fruto de esperança para muitas pessoas do Estado que procuravam uma qualificação superior e não tinham essa possibilidade de sair para iniciar seus estudos após o ensino médio. Nesses 35 anos vemos uma UFRR consolidada como um local de construção regional da pesquisa científica, ensino, extensão, mas também um espaço de valorização da produção cultural amazônica e roraimense”, ressaltou o professor José Geraldo Ticianeli, reitor da Universidade Federal de Roraima.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.